Minha lista de blogs

quinta-feira, 25 de abril de 2013

" O País que tendo petróleo em seu território, permite que companhias estrangeiras venham explorá-lo, não preza pelo seu futuro."  
28º presidente dos Estados Unidos Estados Unidos WOODROW WILSON
( 8 de janeiro de 1918  em conferência  no Congresso dos EUA)

Woodrow Wilson também ficou conhecido por suas convicções racistas: reduziu bruscamente a participação de negros na política em muitos estados dos EUA, apesar de em sua campanha apregoar os Direitos Civis. Além disso, foi um grande interventor militar na América Latina, invadindo Nicarágua, México, Panamá e Haiti.

LEILÃO DO PETRÓLEO BRASILEIRO !  FESTA NOS EUA ! 
O PRESIDENTE DA SHELL (HOLANDESA e INGLESA) TAMBÉM COMEMORA !


Leilão  de  blocos  do  pré-sal  deve  ser  em  novembro  de  2013 ,   diz  o ministro Lobão


Em nota, André Araujo, presidente da Shell Brasil Petróleo, elogiou a decisão do governo, "tomada na direção do crescimento do país". "O setor de petróleo e gás tem muito a contribuir para a geração de emprego e renda no Brasil, assim como o desenvolvimento da cadeia de suprimento para a indústria."
Segundo ele, a Shell vai olhar com muita atenção as áreas que vierem a leilão. "Torço para que a realização da décima primeira rodada marque a retomada da regularidade dos leilões."
Perguntas DO PROF. OCTAVIO GOUVEIA: 
1) Pq a Inglaterra (País sede da SHELL) não convida a PETROBRAS para participar dos leilões dos blocos de petróleo no MAR DO NORTE ?
2) Pq o governo dos EUA (País sede da EXXON-MOBIL e da TEXACO-CHEVRON) não convida a PETROBRAS para participar dos leilões de petróleo no golfo do México ?
RESPOSTA: Eles foram alunos do Presidente Woodrow Wilson ! 
                      (e muito bons alunos ! )
Até quando o Brasil será colônia 
dos EUA e da EUROPA ?

QUEDA NAS RESERVAS DE PETRÓLEO DOS EUA ! 
QUE CONSEQUÊNCIAS ISTO TRARÁ ATÉ 2050 ?

fonte :  Statistical Review of World Energy

Enquanto as reservas de petróleo dos EUA vêm diminuindo gradualmente, as do Oriente Médio crescem substancialmente, em especial as do Iraque, revelam levantamentos realizados pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), em 2001, e pela Statistical Review of World Energy, em 2002. Os números desses estudos mostram a dependência que a economia dos EUA tem do petróleo do Oriente Médio. Um dos dados mais reveladores, no contexto da iminente guerra contra o Iraque, aponta que, nos níveis atuais de produção e consumo, as reservas de petróleo dos EUA podem se esgotar em menos de 13 anos. 

Tomando como parâmetro o ritmo de produção de 2001, as reservas totais de petróleo se esgotariam em 40 anos. Os níveis de reserva dos EUA, considerando o mesmo parâmetro, se esgotariam em 13,5 anos, incluindo aí as grandes reservas do México. Já na Europa, seguindo o mesmo ritmo, as reservas acabariam em menos de 8 anos. Por outro lado, as reservas da OPEP durariam 76,6 anos. No Oriente Médio, região que concentra as maiores reservas de petróleo do planeta, as reservas podem durar ainda 86,8 anos. São justamente essas reservas que permitem ampliar para 40 anos o horizonte de esgotamento de petróleo em nível mundial. 

A situação das reservas mundiais 
Atualmente, mais de 57% da produção mundial de petróleo bruto é comercializada internacionalmente, índice que não tem parado de crescer nos últimos anos. Os principais importadores são os países industrializados, dentre os quais os EUA ocupam o primeiro lugar. As reservas mundiais alcançaram 1,05 bilhões de barris em 2001. Segundo estudo da Statistical Review of World Energy, se não ocorrerem novos descobrimentos significativos nos próximos anos as reservas petrolíferas terão uma vida curta, permanecendo os atuais níveis de consumo. 

Na última década, as reservas mundiais praticamente estancaram. De 1981 a 1991, as reservas mundiais cresceram 45,5%, enquanto que, entre 1991 e 2001, cresceram apenas 4,9%. Das reservas totais mundiais, em 2001, 78% estavam localizadas nos países da OPEP, principalmente na região do Oriente Médio que detém mais de 65% das reservas mundiais. Só para se ter uma idéia, os EUA possuem somente 2,9% dessas reservas, produzem 9,8% do total mundial, mas são responsáveis anualmente por 26% do consumo mundial. 

Esses números mostram claramente que o petróleo é o único elemento em que a dependência dos Estados Unidos e da Europa é claramente indiscutível. E as perspectivas para essas duas regiões não são nada animadoras. Enquanto as reservas nessas regiões vêm diminuindo desde 1981, as do Oriente Médio quase dobraram no mesmo período. As reservas dos EUA diminuiriam 30,4 milhões de barris e o nível de produção também caiu para 7,7 milhões de barris diários. Seguindo essa tendência, as reservas de petróleo dos EUA podem se esgotar em 10,7 anos. Enquanto isso, as reservas do Iraque, em níveis normais, podem durar ainda 88 anos. 

ENQUANTO ISTO NO BRASIL : GRANDE LEILÃO DE PETRÓLEO CRU !

A QUEM ISTO PODERÁ INTERESSAR ?

fonte :  Diário do Nordeste

ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) já selecionou as áreas potenciais para o primeiro leilão do pré-sal, previsto para dezembro deste ano, que podem adicionar 10 bilhões de barris de petróleo às atuais reservas do Brasil, de 14,5 bilhões de barris. Ou seja, adicionar quase 70% à reserva atual.
Imagem: Agência Estado
Somente um dos campos, Libra, que possui reservas recuperáveis entre 4 e 5 bilhões de petróleo, representa um terço das reservas brasileiras, informou nesta segunda-feira (15) a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard.
A agência já tem submetido ao CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) um leque de áreas que somam um potencial de reservas "in situ" de 40 bilhões de barris de petróleo, ou seja, que possuem petróleo dentro do reservatório.
Segundo Magda, o potencial dessas reservas é conter 10 bilhões de barris de petróleo recuperáveis. Ela observou, no entanto, que acha um exagero colocar todas essas reservas de uma vez em leilão, mas explicou que a palavra final será do CNPE.
"Não lembro de país nenhum que tenha realizado uma oferta dessas", afirmou. "Eu particularmente acho muita coisa, estou recomendando essas áreas mas não acho que devam ser todas, é tudo o que o Brasil conseguiu nos últimos 50 anos", disse.

PARABÉNS SENADOR REQUIÃO ! 

NEM TODOS ESTÃO VENDIDOS !!!!!!!!!!!!


Roberto Requião (PMDB-PR) afirmou que o debate sobre royalties do petróleo serve como “cortina de fumaça” que encobre o 11º leilão de blocos da Agência Nacional do Petróleo (ANP), em maio. Ele advertiu que o governo “vai entregar ao mercado” mais de duas vezes o potencial de reservas atuais e criticou setores da mídia e da oposição por centrarem esforços contra supostas ­irregularidades na Petrobras.
— Não ouço das irmãs siamesas, oposição e mídia, nenhum pio. Calam-se diante desse megaescândalo que se anuncia — afirmou.

passeata contra O LEILÃO DO NOSSO PETRÓLEO




EXPLICAÇÃO INFANTIL DO PROF. OCTAVIO GOUVEIA para o Joãozinho
(para permitir o entendimento de criançinhas  de até 5 anos de idade)

O Petróleo é que nem banana(os adultos chamam isto de matéria-prima). Quem vende banana morre pobre e miserável. Quem ganha dinheiro ? Aqueles que vendem BANANADA, DOCE DE BANANA, BANANA CARAMELIZADA, BANANA em CALDA, etc... (os adultos chamam isto de produto industrializado, na indústria do petróleo chamam isto de DERIVADOS PETROQUÍMICOS).
A Shell, a EXXON-MOBIL, a TEXACO-CHEVRON estão sem BANANAS. Elas querem comprar bananas no Brasil nos leilões de petróleo e fabricar BANANADAS lá onde eles moram. E aí Joãozinho, o que vc acha  ? Qual a moral da história ?

Resposta do Joãozinho:

é Prof., acho que eles tão querendo que a gente fique pobre vendendo bananas !

PARABÉNS JOÃOZINHO ! NOTA DEZ P VC !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário