Minha lista de blogs

domingo, 9 de junho de 2013

O MAIOR CAMPO DE PETRÓLEO DO BRASIL !
UM DOS MAIORES DO MUNDO !
QUE A SUA EXPLORAÇÃO SEJA EM PROL DOS INTERESSES BRASILEIROS !

Explicação do Prof. Octavio Gouveia
 
Calcula-se que Libra produzirá mais que os campos de Marlim, Roncador, Marlin Sul e Albacora juntos.
O campo de Libra também supera o Campo de Lula, que possui entre 5 a 8 bilhões de volume de barris de óleo equivalente recuperável.
Foi descoberta uma coluna de óleo de 326,4 metros, mostrando um óleo de 27 graus API.


O que é GRAU API \ como é calculado ?

É obtido pela fórmula:
ºAPI = (141,5 ÷ densidade da amostra) - 131,5
em que a densidade é medida relativamente à densidade da água 1
A densidade, portanto, pode ser obtida por:
 \rho = \frac { 141.5 } { {^o}\mbox{API} + 131.5}\,

Como o grau API esta no denominador desta fórmula, significa que ele (grau API) é inversamente proporcional á densidade.

Recentemente, pouco antes da 11ª rodada de blocos exploratórios realizada em 14 de maio, os estudos da ANP revelaram o enorme potencial de Libra.

O campo de Libra, fica na Bacia de Santos e teve a descoberta anunciada em 2010. A área situa-se a 183 km da costa do Rio de Janeiro.


Antecipação do leilão

 Segundo a diretora-geral da ANP, na próxima semana poderá ser lançado o edital para  o leilão de Libra.
Magda ressaltou que o porte do campo de Libra vai chamar a atenção de todo mundo, e que a agência resolveu antecipar o leilão pela "vontade de botar no mercado uma coisa totalmente estonteante".
Segundo a diretora-geral da ANP, o conteúdo local deverá ficar em 37% na fase de exploração e 55% na fase de produção, metas já adotadas na exploração da Cessão Onerosa.

Comparação de Libra com outros campos

 "O campo de Marlim é maior produtor do Brasil, com 600 mil barris de petróleo por dia, com um volume recperável de 2 bilhões de barris; Roncador tem 2,5 bilhões de volume recuperável. Campo de Lula 5 a 8 bilhões de volume recuperável. Libra é maior que Lula", disse.
O campo de Libra tem 1.500 quilômetros quadrados no polígono do pré-sal, que é de 149 mil quilômetos quadrados.
Magda  disse ainda que antes de 2015 não haverá uma segunda rodada de leilões no prá-sal. A ideia da agência é realizar leilões do pré-sal a cada dois anos.
Ela não antecipou quanto seria o bônus de assinatura do leilão para o Campo de Libra, mas sugeriu uma comparação: "Quanto valeriam cinco campos de Marlim?".

Explicação do Prof. Octavio Gouveia sobre o regime de partilha

      Este leilão será o primeiro sob a legislação de 2010 que elevou o controle estatal sobre as reservas nas bacias de Campos e Santos.
      A adoção do regime de partilha da produção, em substituição ao de concessões, faz com que o Estado fique com uma parcela da produção física em cada campo de petróleo.
      A empresa paga um bônus à União ao assinar o contrato e faz a exploração por sua conta e risco. Se achar petróleo, será remunerada em petróleo pela União por seus custos. Além disso, receberá mais uma parcela, que é seu ganho. O restante fica para a União.
      Nesse modelo, como a União tem a propriedade do petróleo após a produção, precisa transportá-lo e depois refiná-lo, estocá-lo ou vendê-lo; pode ainda contratar empresas para realizar isso, remunerando-as, e receber delas o dinheiro proveniente da venda.
      Além disso, pelas regras aprovadas, a Petrobras será a operadora única e sócia de todos os campos, com no mínimo 30% de participação.

Pré-sal

      O petróleo do pré-sal é o óleo descoberto pela Petrobras em camadas ultraprofundas, de 5 mil a 7 mil metros abaixo do nível do mar, o que torna a exploração mais cara e difícil. Não existem estimativas de quanto petróleo existe em toda a área pré-sal.
     Só há uma certeza. É muito petróleo !
     Que este petróleo seja beneficiado (refinado) e gere riquezas para o Brasil !

      NÃO A EXPORTAÇÃO DESTE PETRÓLEO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário